quarta-feira, 12 de maio de 2010

Casos q ninguém da valor

este relato foi tirado de um site de paranormalidades:



Na cidade que morei quando criança, Lorena, existem alguns locais que tanto por ignorância da própria população, quanto por descaso do poder público perante a história da cidade, são desconhecidos da maioria.

Existem locais que dizem ser assombrados como a Fazenda Amarela, local que foi entre outras coisas uma antiga fazenda de escravos, que segundo alguns contam, é possível ver e ouvir o lamento dos espíritos dos escravos presos ao lugar. A Fazenda do Ipê até hoje é residência dos familiares dos antigos proprietários, donos de terras e escravos da época do Brasil imperial.

E é nas proximidades da Fazenda do Ipê que existe a lenda do antigo cemitério dos escravos, que hoje foi transformado em residência de munícipes. Dizem que ninguém retirou os restos dos corpos e construíram residências ou venderam lotes ao passar dos anos (realmente isto é uma lenda).

Também nas ruas próximas à Fazenda, existe um colégio público que dizem que há ainda hoje, um túmulo no pátio da escola. Bem, eu estudei lá e afirmo que nunca encontrei nada que se parecesse com um túmulo nesta escola. Outros afirmam que o tal túmulo fica embaixo das Igreja dos Santos Anjos. Que ele foi encontrado quando foram aplainar o terreno (que fica em uma ladeira íngrime) para a construção da capela. Bem, eu não vi nada no terreno, mas existem ex-vizinhos que afirmaram que havia sim um túmulo perdido.

Bem, mas triste mesmo (e isto não é lenda) é o que estão fazendo com o Antigo Cemitério dos Ingleses.

Este cemitério ficava bem longe do centro e do cemitério municipal, pois ele era um local onde se enterravam pessoas que não eram consideradas almas cristãs. Isso devido ao fato de que o local se destinava a corpos de protestantes (portanto, para a época extremamente católica) que eram indignos de compartilhar a mema terra das puras almas cristãs que aguardavam o dia do juízo final.

O Cemitério dos Ingleses foi fundado por um inglês (eu me lembrava o nome dele, mais esqueci, portanto peço por favor, quem têm maiores informais acerca do caso, informe no site) que era um mercenário que enriqueceu na Guerra do Paraguai, e não sei exatamente por qual circunstância ou razão veio parar por estas terras. E seu tino prático, fez com que houvesse este local de morada perpétua para pessoas de situação semelhante à sua.

Como eu havia comentado, a sina do Cemitério dos Ingleses é muito triste. Parece que a mentalidade da época das colônias ainda está presente no caráter das pessoas. Pois o terreno que foi abandonado por muitos anos, fato que fez com que muitos lorenenses nem sequer saiba de sua existência, foi doado à Igreja Católica para que ela construísse um tal oratório, ou casa paroquial, ou algo do gênero. Ou seja, a memória destas pessoas foi apagada, não somente pelo desrespeito do local, como também pela construção deste 'troço' católico, apagando parte da história da cidade, e por consequência do próprio Brasil.

Ninguém reclamou quando começaram a construção desse treco aí. Mas eu, mesmo não sendo nem católica nem protestante (sou brasileira, pago meus impostos), nem descendente destas pessoas, fico indignada com a ignorância e pelo descaso por parte de pessoas que deveriam zelar pelo patrimônio e pela história da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário