sábado, 18 de fevereiro de 2012

Manchas Solares vão Explodir e Atingir a Terra

São Paulo - Duas enormes manchas solares dobraram de tamanho nos últimos dias. Esse aumento causa uma série de explosões solares em direção à Terra.
Uma mancha solar é uma região onde há uma redução de temperatura e pressão das massasgasosas no Sol, relacionadas ao seu campo magnético. Quanto maior sua quantidade, maiores são as interferências na ionosfera terrestre, onde ficam as ondas de rádio, por exemplo.
Os cientistas não sabem ao certo qual o potencial do fenômeno. Porém, alguns deles acreditam que as explosões solares podem ter intensidade média e serão sentidas nas regiões polares, principalmente.
A tempestade deve ocorrer dentro das próximas 48 horas. A consequente aurora boreal deve ficar mais visível em altas latitudes no início da próxima semana.
É possível que ocorram também interferências nos sistemas de comunicação e breves blecautes. Entretanto, não existe possibilidade da tempestade solar causada pelo aumento das manchas solares colocar a raça humana em perigo.
Vale lembrar que o Sol tem ciclos de atividade de aproximadamente 11 anos, com períodos mais intensos e outros mais fracos. O pico de atividade do ciclo atual do Sol está previsto apenas para 2013.


A imagem em que é possível observar as manchas solares foi feita pelo Observatório de Dinâmica Solar (SDO), da Nasa. A alteração que aconteceu ficou conhecida como 1416.

Nenhum comentário:

Postar um comentário