sexta-feira, 2 de julho de 2010

Taos Hum

Navegando por aí me deparei com um site e entre tantos assuntos encontrei uma matéria chamada “Fenômeno Taos Hum”. Com uma introdução do Wikipédia “ O zumbido é um nome genérico para uma série de fenômenos que envolvem um persistente e contínuo som de baixa freqüência; zumbido, ruído sonoro, e não à todas as pessoas. Hum's foram reportados em várias localizações geográficas. Em alguns casos, uma fonte foi localizada.

Um bem conhecido caso foi relatado em Taos, Novo México (EUA), e, portanto, o zumbido é muitas vezes chamado a Taos Hum. Hum's têm sido notificados em todo o mundo, especialmente na Europa. Existe esse tipo de ruído sobre a grande ilha do Hawaii, normalmente relacionados com a ação vulcânica, típica da ilha, é ouvida em localidades dezenas de quilômetros de distância.

No local, com muitas mulheres Havaianas, a maior parte das vezes o ruído é somente ouvido por homens. O "Hum" é descrito na maior parte das vezes, como um soar distante do tipo de um motor à diesel com rotação bem baixa. “Tipicamente o “Hum” é difícil de detectar com microfones e equipamentos de medição, e sua origem e natureza são também de localizar.”

 “No mundo todo e geral, é muito normal se ouvir um zumbido Isso pode ser causado pela agressão ao ouvido após um barulho muito alto como uma explosão, o uso de algum medicamento ou através do som produzido por algum equipamento eletro-mecânico.

Normalmente o zumbido é limitado em uma pequena área e apenas naquelas pessoas que estavam presentes juntos aos eventos mencionados.”

Mas e se 2% da população de alguma de algum local ou cidade ouvissem um zumbido sem motivo aparente, onde o mesmo se iniciasse e terminasse sempre nos mesmos horários?

E se esse zumbido fosse tão chato que atrapalhasse a vida de algumas dessas pessoas impedindo até que tenham uma noite de sono tranqüila, e mesmo em alguns casos, as levassem até o suicídio?

Então esse zumbido seria classificado como o "Taos Hum".

O "Taos Hum" é um som de baixa freqüência, ouvido em lugares ermos de várias partes do mundo, principalmente nos Estados Unidos da América, no Reino Unido e em países do norte da Europa.” (...)

Em 1991, o fenômeno do zumbido de Taos (Taos Hum) foi exposto ao mundo.

A imprensa na época apelidou aquele estranho zumbido, o quais muitas pesso
a

s diziam que ouviam, de Taos Hum (zumbido de Taos).

Eles descrevem-no como um ruído de baixa freqüência semelhante ao som de um motor a diesel bem distante.

O fenômeno era tão freqüente e incômodo para as pessoas, que a Universidade do Novo México realizou uma pesquisa para tentar detectar a fonte do “Taos Hum”.

Vários laboratórios e cientistas se engajaram na missão de tentar encontrar a origem do zumbido, mas apenas conseguiram descartar possibilidades e não chegou a nenhuma conclusão.

Quando se achava que era um fenômeno limitado à cidade, eis que relatos aparecem em diversas regiões do planeta. Em seus estudos, constataram que 2% da população da cidade eram afetadas pelo zumbido.

Os Hummer’s, como foram chamados os afetados, fizeram exames médicos e quase todos, se não a maioria, não sofria de problemas auditivos.

Locais como Suécia, Inglaterra e outros países Europeus, inclusive Japão, relataram problema semelhante.

Ele é  indetectável ao microfone e a equipamentos eletrônicos dedicados à captação de ruídos. “Sua fonte é um mistério, e ninguém sabe de onde vem.”

A matéria fala das várias hipóteses relacionadas ao fenômeno e então me lembrei de uma pessoa que volta e meia reclama deste “grilinho” que ficam perturbando durante certo tempo. E dos enjôos, vertigens e dores de cabeça que lhe acometem quando isto ocorre.

Então, esta pessoa me contou que às vésperas de uma tragédia que se abateu aqui na região, e esta pessoa ainda era um moleque e que não conseguiu dormir porque em seus ouvidos os grilos estavam torturantes. E o pior, contou, que os tais zumbidos às vezes pareciam mensagens Morse. Ele me disse que há dias chovia e que a noite estava fria e úmida. Então assim como veio, o zumbido passou. Então ele ouviu no rádio a mensagem relatando a tragédia do que foi conhecido como Hecatombe de 1967.  "Caraguatatuba esta submersa e isolada de todos!"(...) No dia 18 , às 13 horas, veio a avalanche total de pedras árvores e lama dos morros Cruzeiro.(...), gigantescas barreiras começaram a cair pela manhã, formando uma enorme represa que estourou algumas horas mais tarde, desaparecendo com o bairro e provocando o deslocamento da ponte principal do rio (...). Caso não tivesse acontecido esse deslocamento, a cidade inteira teria sido inundada e coberta pelas águas. A estrada da serra, em sua maior parte , foi destruída, não sendo possível reconhecer seu antigo traçado em muitos trechos, onde se formaram precipícios de mais de 100 m de profundidade.(...) Famílias inteiras dessa pobre gente ficou soterrada sob toneladas de lama, sem que se saiba, até hoje, quem eram as pessoas, ou que nomes tinham!(...) Um ônibus lotado de passageiros desapareceu e vários carros ficaram isolados.(...) .(O número exato de mortos não poderão jamais ser computados, pois dezenas de pessoas desapareceram, não restando vestígios).fonte:boicucanga.com.br

Bem, então eu fiquei tentando ligar o fenômeno do Havaí com a tragédia e só o que consegui notar em comum nos locais somente o mar. Mas, eu não sei realmente o que isto tem em comum com o fato do zumbido atormentador do menino, mas sei que para ele foi inesquecível. Mostrei-lhe a matéria, e ele confirmou toda a história. Mas eu acredito que tenha sido somente coincidência, e ele tenha ligado um fato ao outro, pois os dois fenômenos foram esquisitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário