segunda-feira, 29 de março de 2010

A lenda do vampiro

VAMPIRO

O vampiro é um personagem muito comum na literatura de horror e mitologia, existindo tantas versões do seu mito quanto existem usos desse conceito. Segundo a lenda, vampiro é um ente mitológico que se alimenta de sangue humano. Alguns pontos em comum são o facto de ele precisar de sangue (preferencialmente humano) para sobreviver, de não poder sair na luz do Sol, de se transformar em morcego e de poder ser posto em torpor temporário por uma estaca no coração. Segundo a lenda, os vampiros podem controlar animais daninhos e noturnos, podem desaparecer numa névoa e possuem um poder de sedução muito forte. Formas de combatê-los incluiriam o uso de objetos com valor sagrado tais como hóstia consagrada, rosários, metais consagrados, alhos, água benta, etc.

Histórias sobre vampiros são bastante antigas e aparecem na mitologia de muitos países, principalmente dos da Europa e do Médio Oriente, na mitologia da Suméria e Mesopotâmia, onde surge como filho de Lilith, se confundindo com Incubus. Contudo as referências mais antigas a seres vampíricos vêm do Antigo Egipto, destacando-se neste mitologia a sanguinária Sekhmet e o Khonsu do Pre-Dinástico, como é bem visível na tradição vampírica da Aset Ka.

OCULTISMO

O vampirismo é também uma vertente obscura e misteriosa dos estudos ocultistas, baseado em espiritualidade predatória. Os conceitos de vampirismo sob esta análise distinguem-se do vampirismo observado na ficção bem como os conceitos espalhados pela sua mitologia. É uma antiga tradição de mistérios, em que os seus defensores referem que data desde os tempos do Antigo Egipto. Grande parte do conhecimento sobre esta tradição, denominada por Asetianismo, são mantidos por uma antiga ordem de mistérios que dá pelo nome de Aset Ka, cuja influência na sociedade ocultista é reconhecida a nível internacional, e cuja sede em Portugal encontra-se localizada na cidade do Porto.[1]

O livro central relativo à tradição vampírica é a Asetian Bible, a Bíblia Asetiana, cuja versão de acesso público foi publicada em 2007 pela Aset Ka e escrita por Luis Marques, um autor de origem Portuguesa reconhecido internacionalmente como especialista em simbologia antiga, mitologia e religião. O texto explora toda a componente filosófica e espiritual da tradição Asetiana, bem como as suas práticas metafísicas e rituais religiosos de origem Egípcia, com grande influência do simbolismo milenar do Médio Oriente. Toda a cultura vampírica é assim analisada ao pormenor, bem como a evolução do arquétipo vampírico desde os tempos antigos até aos modernos e onde a influência do simbolismo vampírico é explorado na forma como influênciou a sociedade ao longo dos tempos.[2]


NA LITERATURA

Os vampiros mais famosos no campo da literatura e das Artes são Drácula de Bram Stoker, Nosferatu,Lestat de Lioncourt de Anne Rice. No Brasil, os mais famosos são Zé Vampir (de Mauricio de Sousa), Bento Carneiro o vampiro brasileiro (personificado por Chico Anysio), o Conde Vlad, personagem da novela Vamp interpretado pelo cômico ator Ney Latorraca, Natasha, a vampira roqueira vivida por Cláudia Ohana, a Liz Vamp filha do Zé do Caixão com uma Vampira cigana inglesa chamada de Elizabeth Hart (Segundo a Liz, o pai não gosta de Vampiros, mas o convenceu a deixar que ela fosse vampira, criando a história que o Zé do Caixão havia tido uma filha com uma vampira) e o Bóris Vladescu o vampiro da época medieval (personificado por Tarcísio Meira), Edward Cullen, da autora Stephenie Meyer, interpretado por Robert Pattinson e Stefan Salvatore, da autora L.J. Smith, interpretado por Paul Wesley.

Vale ainda citar o escritor osasquense André Vianco e seus livros baseados em histórias de vampiros, como "Os Sete", Sétimo", "O Vampiro Rei", e outros. O romance "Os Sete", ambientado no Brasil e tratando de vampiros medievais portugueses acordados de seu sono vampírico em nossos dias, tornou-se muito bem aceito por um público de tamanho respeitável.

Voltaire, escreveu uma longa entrada sobre vampiros no seu Dicionário Filosófico. Dessa obra faz parte a seguinte definição de vampiro:

"Estes vampiros eram corpos que saem das suas campas de noite para sugar o sangue dos vivos, nos seus pescoços ou estômagos, regressando depois aos seus cemitérios. "[carece de fontes?]

Rousseau escreveu também em uma carta ao Arcebispo de Paris: ‘Se alguma vez existiu no mundo uma história provada e digna de crédito, é a dos Vampiros. (…) Não falta nada: autos, certificados de homens notáveis, de cirurgiões, clérigos e juízes. A prova jurídica abarca tudo. Com tudo isto, quem acredita, pois, nos Vampiros?’.[carece de fontes?]

Karl Marx compara o capitalista com o vampiro: "o capital é trabalho morto que, como um vampiro, vive somente de sugar o trabalho vivo e, quanto mais vive, mais trabalho suga (…) o prolongamento do dia de trabalho além dos limites do dia natural, pela noite, serve apenas como paliativo. Mal sacia a sede do vampiro por trabalho vivo (…) o contrato pelo qual o trabalhador vendeu ao capitalista sua força de trabalho prova preto no branco, por assim dizer, de que dispôs livremente de si mesmo. Concluído o negócio, descobre-se que ele não era um 'agente livre', que o momento no qual vendeu sua força de trabalho foi o momento no qual foi forçado a vendê-la, que de fato o vampiro não largará a presa 'enquanto houver um músculo, um nervo, uma gota de sangue a ser explorada' (citação de um texto de 1845 de Friedrich Engels)."[3]

AUTORES

Algumas das obras mais significativas acerca do universo vampírico são as seguintes:


* Samuel Taylor Coleridge

(Christabel, 1797/1800)

* Lord Byron

(The Giaour, 1813)

* John Polidori

(The Vampyre, 1819)

* The Vampyre de John Polidori é geralmente considerado o progenitor da literatura com vampiros. O conto foi escrito em Genebra, por ocasião de uma competição de contos de terror sugerida por Lord Byron. Nessa mesma altura Mary Shelley escreveu Frankenstein. O livro de Polidori teve uma enorme influência em Bram Stoker.

* E.T.A. Hoffmann

(Aurelia, 1820)

* Nikolai Gogol

(Viy, 1836)

* Théophile Gautier

(La Morte amoureuse, 1843)

* Alexei Tolstoy

(The Family of the Vourdalak, 1843)

* Alexandre Dumas

(The Pale-faced Lady, 1848) paul

* Richard Burton

(Vikram and the Vampire, 1870)

* Sheridan Le Fanu

(Carmilla, 1872)

* Fergus Hume

(A Creature of the Night, 1891)

* H. G. Wells

(The Flowering of the Strange Orchild, 1894)

* Mary Elizabeth Braddon

(Good Lady Ducayne, 1896)

* Bram Stoker

(Drácula, 1897)

* Algernon Blackwood

(The Transfer, 1907)

* Sir Arthur Conan Doyle

(The Adventure of the Sussex Vampire, 1924)

* Edith Wharton

(Bewitched, 1927)


* Robert E. Howard

(The Moon of Skulls, 1930)

* Anne Rice
(Série As Crônicas Vampirescas , 1976-2008

* Stephen King

(A Hora do Vampiro, 1975)

* Chelsea Quinn Yarbro

(The Saint-Germain Chronicles, 1978)

* Michael Romkey

(Série I, vampire, 1990)

* Lisa Jane Smith

Série Diários do Vampiro, 1991

* Ellen Schreiber

(Vampire Kisses, 2003)

* Nayla de Souza

(Jason Carter, 2005/2009 - Fragmentos de seu diário em sincronismo com a história, relata a descoberta do primeiro amor de um vampiro.)

* Kizzy Ysatis

(O Clube dos Imortais, 2006 - Diário da Sibila Rubra, 2008)

* Luis Marques

("Asetian Bible", 2007, Editora Aset Ka, ISBN 978-989-95694-0-9)

* Clara Tahoces

(Gótica), 2007

* P.C. Cast e Kristin Cast

(Série The House of Night, 2007)

* Meg Cabot

(Um dos contos do livro Formaturas Infernais, chamado A filha da exterminadora, 2007)

* Charlaine Harris

(Série Vampiros do Sul, 2009)

* André Vianco

* Os Sete (2000) - editora Novo Século
* O Senhor da Chuva (2001) - editora Novo Século
* Sétimo (2002) - editora Novo Século
* Sementes no Gelo (2002) - editora Novo Século
* A Casa (2002) - editora Novo Século
* Bento (2003) - editora Novo Século
* O Vampiro - Rei Vol.1 (2004) - editora Novo Século
* O Vampiro - Rei Vol.2 (2005) - editora Novo Século
* O Turno Da Noite, Os Filhos De Setimo Vol.1 (2006) - editora Novo Século
* O Turno Da Noite, Revelações Vol.2 (2006) - editora Novo Século
* O Turno Da Noite, O Livro de Jó Vol.3 (2007) - editora Novo Século
* Vampiros do Rio Douro Vol. 1 (2007) - editora Novo Século
* Vampiros do Rio Douro Vol. 2 (2007) - editora Novo Século
* O Caminho do Poço das Lágrimas (2008) - editora Novo Século

* Richelle Mead

Série :Academia de Vampiros, 2009

NA TELEVISÃO

A Rede Globo, no Brasil, já exibiu duas telenovelas abordando o tema. A primeira foi Vamp, de 1990, e a segunda foi O Beijo do Vampiro de 2002.

A série Moonlight (2007-2008), tem o enredo girado em torno de vampiros. O protagonista é Mick St. John (Alex O’Loughlin), um detetive particular ao estilo noir, que descreve seus pensamentos enquanto se envolve em casos exóticos. Ele se tornou vampiro há mais de meio século, em 1952, quando foi mordido pela vampira Coraline (Shannyn Sossamon). Ela era sua noiva e o transformou no dia do casamento. Mick a abandonou com raiva e repulsa, mas nunca se viu livre dela, que ainda o ama.

Muito da mitologia dos vampiros é deixado de lado: eles podem andar sob a luz do Sol, embora não por muito tempo, não morrem com estacas (só ficam paralisados) ou água benta e são neutros quanto ao alho. Já no piloto da série, Mick encontra uma pessoa do passado, Beth Turner (Sophia Myles), uma jornalista que ele salvou da sua esposa maligna há vinte e dois anos e pela qual se apaixona. O elenco principal se completa com o mentor de Mick, Josef (Jason Dohring), um vampiro sarcástico e centenário.

A série foi cancelada após 16 episódios - com apenas uma temporada.

* Angel - A Série

Angel, assim como Buffy, é uma série riquíssima em substância. Foi concebida como uma metáfora para redenção e consciência moral, pois o vampiro Angel, depois de ter sua alma restaurada por uma maldição cigana (quando um membro foi assassinado por ele), passou a viver na angústia de seus horrendos atos do passado, buscando todo meio de se redimir, ajudando os indefesos. Primeiro, ele foi á Sunnydale ajudar Buffy Summers em sua caçada (na série Buffy), mas eles se apaixonaram, e ao encontrar a felicidade completa nos braços dela, Angel perdeu a alma novamente (como parte da maldição). Voltou a ser o vampiro inescrupuloso chamado Angelus, enfrentando Buffy até a morte. Porém, Angel conseguiu sua alma de volta, e apesar de quererem tentar, tanto ele quanto Buffy sabiam que o relacionamento nunca daria certo. Angel então deixa Buffy e parte para Los Angeles, em sua própria caçada contra o mal. Começa então a série Angel.

* Caminhos do Coração/ Os Mutantes - Caminhos do Coração/ Mutantes - Promessas de Amor

Atualmente a Rede Record transmite a terceira temporada de Caminhos do Coração, e segunda temporada de Os Mutantes - Caminhos do Coração, a novela "Mutantes - Promessas de Amor" que sucede "Os Mutantes - Caminhos do Coração" que sucedeu "Caminhos do Coração". É uma série de Tiago Santiago, a trama conta a história de seres geneticamente modificados, nascidos numa mesma clínica no Guarujá em São Paulo. Criados pela Dr. Júlia, a médica que mudou os genes dessas pessoas fazendo-as terem poderes especiais. Uma dessas invenções foram os vampiros, que aterrorizam a cidade espalhando o seu vírus pela população.

* True Blood-Série

True Blood (Sangue Fresco, em Portugal/True Blood,no Brasil) é uma série de TV dramática estadunidense criada por Alan Ball, baseada na série de livros Sookie Stackhouse. O programa é exibido pela HBO nos Estados Unidos e foi ao ar pela primeira vez no dia 7 de Setembro de 2008. A segunda temporada da série estreou em 14 de Junho de 2009.

True Blood fala sobre a co-existência de vampiros e humanos em "Bon Temps", uma pequena cidade fictícia localizada no Louisiana. A série é focada em Sookie Stackhouse (Anna Paquin), uma garçonete telepata que se apaixona pelo vampiro Bill Compton (Stephen Moyer).

A série é vencedora de um Globo de Ouro e dois Satellite Awards.

Vai ao ar no Brasil pela HBO, domingo às 22h horário de Brasília.

* The Vampire Diaries

A série baseada nos livros de L.J. Smith, é exibida pela Warner Channel no Brasil, e nos Estados Unidos pelo canal CW. Trata-se de um triângulo amoroso envolvendo dois irmãos, Damon Salvatore e Stefan Salvatore, ambos vampiros, com a mortal Elena Gilbert. Os irmãos foram transformados em 1865,pela vampira Katherine,com a qual Elena possui enorme semelhança física. O seriado é baseado em um livro do mesmo nome, da autora L.J.Smith, e só possui dois títulos traduzidos no Brasil.


NO CINEMA

Os vampiros tem uma grande influência no cinema de vários países.

* Blade - Trilogia

Nesta trilogia, Wesley Snipes interpreta o meio-vampiro (Dhampir) Blade, caçador de vampiros que protege a raça humana.

* Entrevista com o Vampiro

Clássico do cinema inspirado na obra de Anne Rice, Entrevista com o vampiro conta a historia de Louis de Point du Lac, um belo jovem que é assediado por Lestat. Lestat é um vampiro, que recebeu a maldição sem ao menos saber como funcionava, e desde então todos a quem ele pretende "transformar", é dada a escolha da morte ou da vida eterna como Vampiro.

O filme passa-se durante um relato feito por Louis a um repórter, contando a historia de sua vida ao longo dos séculos. Mostra principalmente o paradoxo vivido por ele, que tendo se tornado um monstro, tenta manter seu lado "humano" soberano.

* Os Viciosos (The Addiction, 1995)

Estudante de filosofia é arrastada para um beco por uma estranha mulher e mordida no pescoço. Aos poucos, sua necessidade por sangue começa a ser tão grande quanto à de um viciado por drogas. Alegoria que utiliza o vampirismo como metáfora para o vício, porém sem citar o termo "vampiro" em nenhum momento, discutindo o mal intrínseco à raça humana por meio da lenda.

* Drácula 2000 (A Trilogia)

O início se dá com um grupo de ladrões high tech que prova a inexistência de sistemas de segurança invioláveis. Ao invadir a loja de antigüidades, eles esperam encontrar peças valiosas, ouro e dinheiro. Mas deparam apenas com uma velha cripta de prata e resolvem levá-la embora.

Não têm a menor idéia do que estão carregando e de que vão entrar na maior encrenca de suas existências. Ao retornar à vida, o Drácula (Gerard Butler, de Sua Majestade - Mrs. Brown) moderno passa a buscar a mulher de sua vida, aquela que foi criada para ele.

* Rainha dos Condenados (Queen of the Damned, 2002)

Continuação do Clássico do cinema inspirado na obra de Anne Rice, Entrevista com o vampiro O vampiro Lestat reinventou a si mesmo e agora é uma grande estrela do rock contemporâneo nos Estados Unidos. Sua música acaba despertando Akasha, a rainha de todos os vampiros, cujo poder é tão grande que para combatê-la todos os vampiros da face da Terra precisarão se unir a fim de evitar sua própria extinção. Mas assim como a música de Lestat inspira Akasha, que deseja fazer dele seu rei, ela também faz com que Jesse, uma jovem fascinada pelo lado negro da vida, se apaixone por Lestat.

* Anjos da Noite (Underworld, 2003)

O filme conta a história da guerra sangrenta e milenar entre Vampiros e Lycans (lobisomens). A história é a missão de Selene, uma vampira, descobrir porque Michael, um humano, é perseguido pelos lycans. Quando Michael é transformado em lycan, a guerra, até então apagada pela suposta morte de Lucian, o senhor dos Lycans, é novamente travada. No decorrer da história, eles se apaixonam, e infrigem as regras de suas espécies, tornando Michel o primeiro híbrido (metade vampiro, metade lycan, mais forte que ambos) da história.

* Deixa Ela Entrar (Let The Right One In, 2008)

Oskar, um garoto introspectivo que sofre por brincadeiras de mal gosto por parte de seus colegas de escola, descobre o amor e a vingança quando conhece Eli, sua estranha vizinha. Com o tempo, Oskar ficará sabendo que Eli não é apenas uma garota comum, mas sim um vampira que torna-se sua amiga e passa a protegê-lo.

* Daybreakers (Daybreakers, 2009)

O filme fala sobre um futuro em que uma praga transforma grande parte da população em vampiros. E quando esses seres humanos estão ameaçados de entrarem em extinção, os infectados precisam capturar todas as pessoas ou encontrar uma outra raça para substituí-las. Mas tudo muda quando um grupo secreto de vampiros descobre uma maneira de salvar os humanos da destruição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário