sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Fantasma X Fogo Fatuo

Para os interessados no mundo do sobrenatural é recomendado saber o que é um fogo fátuo ou o que pode ser uma alma penada. As semelhanças ficam apenas nas manifestações, a grande diferença é que uma manifestação a ciência explica, a outra não.
Fogo-fátuo (ignis fatuus em latim), também chamado de Fogo tolo ou, no interior do Brasil, Fogo corredor ou João-galafoice, é uma luz azulada que pode ser avistada em cemitérios, pantanos, brejos, etc. É a inflamação espontânea do gás dos pântanos (metano), resultante da decomposição de seres vivos: plantas e animais típicos do ambiente.
Quando um corpo orgânico começa a entrar em putrefação, ocorre a emissão do gás fósfina (PH3) .
Os fogos-fátuos são produtos da combustão da fosfina gerados pela decomposição de substâncias orgânicas, ou a fosforescência natural dos sais de cálcio presentes nos ossos enterrados.
Muitos que avistam o fenômeno tendem a evacuar o local rapidamente, o que, devido ao deslocamento do ar, faz com que o fogo fátuo mova-se na mesma direção da pessoa. Tal fato leva muitos a acreditar que o fenômeno se trata de um evento sobrenatural, tais como espíritos, fantasmas, dentre outros.
Onde aparece o fogo-fátuo, há folclore e histórias de criaturas como espíritos e fantasmas culpadas por esse fenomêno:
• Hinkypunk: ocorre no folclore do sudoeste da Inglaterra. Um hinkypunk (pronuncia-se "rinquipanc") é um espírito malévolo que se diverte em atrapalhar e até causar a morte de viajantes que passam por terras remotas pela noite. Sua ação ocorre da seguinte forma: ao avistar um andarilho, o Hinkypunk acende sua tocha. O viajante, cansado, fica feliz em ver a tocha acesa e corre em direção à luz. Ele supõe ser carregada por uma pessoa que está na mesma trilha, ser uma fogueira acesa em um local onde possa descansar um pouco, ser o seu destino ou então só vai até a tocha por curiosidade, mas quando percebe (tardiamente, diga-se de passagem), fora atraído direto para um penhasco, areia movediça ou uma vala - para a grande diversão do Hinkypunk. Dizem que muitos espíritos semelhantes vagueiam pela região rural da Inglaterra e o folclore inglês é repleto destas lendas. Talvez isso ocorra porque boa parte da zona rural da Inglaterra é ocupada por pântanos, brejos e charnecas e a travessia deste tipo de terreno é demasiada traiçoeira, sobretudo à noite. Em vez de culpar as características geográficas da região, séculos de tradição culparam seres sobrenaturais e em muitos lugares da Inglaterra, são vistas luzes ao longe, sem que estejam sendo carregadas por ser algum. A ciência diz que na verdade estas luzes são causadas pela combustão espontânea de gases do pântano, e o que estas pessoas avistam não é mais do que o fogo-fátuo. Será?
• Boitatá: Uma gigantesca cobra de fogo do folclore brasileiro, avistadas em brejos, onde espanta e come pescadores incautos que prejudicam a vida dos peixes e de sua lagoa.
• Kelpie: é a alma de um animal transformada em um cavalo, o Kelpie é um cavalo prateado que vive em grandes lagos e que só aparece em noites de luar. Quando aparece para uma pessoa, o Kelpie se mostra gentil, permitindo que a pessoa o cavalgue, até ele voltar para seu lar e matar por afogamento sua montaria.
• Hitodama :

Nenhum comentário:

Postar um comentário