segunda-feira, 29 de março de 2010

A lenda do vampiro

VAMPIRO

O vampiro é um personagem muito comum na literatura de horror e mitologia, existindo tantas versões do seu mito quanto existem usos desse conceito. Segundo a lenda, vampiro é um ente mitológico que se alimenta de sangue humano. Alguns pontos em comum são o facto de ele precisar de sangue (preferencialmente humano) para sobreviver, de não poder sair na luz do Sol, de se transformar em morcego e de poder ser posto em torpor temporário por uma estaca no coração. Segundo a lenda, os vampiros podem controlar animais daninhos e noturnos, podem desaparecer numa névoa e possuem um poder de sedução muito forte. Formas de combatê-los incluiriam o uso de objetos com valor sagrado tais como hóstia consagrada, rosários, metais consagrados, alhos, água benta, etc.

Histórias sobre vampiros são bastante antigas e aparecem na mitologia de muitos países, principalmente dos da Europa e do Médio Oriente, na mitologia da Suméria e Mesopotâmia, onde surge como filho de Lilith, se confundindo com Incubus. Contudo as referências mais antigas a seres vampíricos vêm do Antigo Egipto, destacando-se neste mitologia a sanguinária Sekhmet e o Khonsu do Pre-Dinástico, como é bem visível na tradição vampírica da Aset Ka.

OCULTISMO

O vampirismo é também uma vertente obscura e misteriosa dos estudos ocultistas, baseado em espiritualidade predatória. Os conceitos de vampirismo sob esta análise distinguem-se do vampirismo observado na ficção bem como os conceitos espalhados pela sua mitologia. É uma antiga tradição de mistérios, em que os seus defensores referem que data desde os tempos do Antigo Egipto. Grande parte do conhecimento sobre esta tradição, denominada por Asetianismo, são mantidos por uma antiga ordem de mistérios que dá pelo nome de Aset Ka, cuja influência na sociedade ocultista é reconhecida a nível internacional, e cuja sede em Portugal encontra-se localizada na cidade do Porto.[1]

O livro central relativo à tradição vampírica é a Asetian Bible, a Bíblia Asetiana, cuja versão de acesso público foi publicada em 2007 pela Aset Ka e escrita por Luis Marques, um autor de origem Portuguesa reconhecido internacionalmente como especialista em simbologia antiga, mitologia e religião. O texto explora toda a componente filosófica e espiritual da tradição Asetiana, bem como as suas práticas metafísicas e rituais religiosos de origem Egípcia, com grande influência do simbolismo milenar do Médio Oriente. Toda a cultura vampírica é assim analisada ao pormenor, bem como a evolução do arquétipo vampírico desde os tempos antigos até aos modernos e onde a influência do simbolismo vampírico é explorado na forma como influênciou a sociedade ao longo dos tempos.[2]


NA LITERATURA

Os vampiros mais famosos no campo da literatura e das Artes são Drácula de Bram Stoker, Nosferatu,Lestat de Lioncourt de Anne Rice. No Brasil, os mais famosos são Zé Vampir (de Mauricio de Sousa), Bento Carneiro o vampiro brasileiro (personificado por Chico Anysio), o Conde Vlad, personagem da novela Vamp interpretado pelo cômico ator Ney Latorraca, Natasha, a vampira roqueira vivida por Cláudia Ohana, a Liz Vamp filha do Zé do Caixão com uma Vampira cigana inglesa chamada de Elizabeth Hart (Segundo a Liz, o pai não gosta de Vampiros, mas o convenceu a deixar que ela fosse vampira, criando a história que o Zé do Caixão havia tido uma filha com uma vampira) e o Bóris Vladescu o vampiro da época medieval (personificado por Tarcísio Meira), Edward Cullen, da autora Stephenie Meyer, interpretado por Robert Pattinson e Stefan Salvatore, da autora L.J. Smith, interpretado por Paul Wesley.

Vale ainda citar o escritor osasquense André Vianco e seus livros baseados em histórias de vampiros, como "Os Sete", Sétimo", "O Vampiro Rei", e outros. O romance "Os Sete", ambientado no Brasil e tratando de vampiros medievais portugueses acordados de seu sono vampírico em nossos dias, tornou-se muito bem aceito por um público de tamanho respeitável.

Voltaire, escreveu uma longa entrada sobre vampiros no seu Dicionário Filosófico. Dessa obra faz parte a seguinte definição de vampiro:

"Estes vampiros eram corpos que saem das suas campas de noite para sugar o sangue dos vivos, nos seus pescoços ou estômagos, regressando depois aos seus cemitérios. "[carece de fontes?]

Rousseau escreveu também em uma carta ao Arcebispo de Paris: ‘Se alguma vez existiu no mundo uma história provada e digna de crédito, é a dos Vampiros. (…) Não falta nada: autos, certificados de homens notáveis, de cirurgiões, clérigos e juízes. A prova jurídica abarca tudo. Com tudo isto, quem acredita, pois, nos Vampiros?’.[carece de fontes?]

Karl Marx compara o capitalista com o vampiro: "o capital é trabalho morto que, como um vampiro, vive somente de sugar o trabalho vivo e, quanto mais vive, mais trabalho suga (…) o prolongamento do dia de trabalho além dos limites do dia natural, pela noite, serve apenas como paliativo. Mal sacia a sede do vampiro por trabalho vivo (…) o contrato pelo qual o trabalhador vendeu ao capitalista sua força de trabalho prova preto no branco, por assim dizer, de que dispôs livremente de si mesmo. Concluído o negócio, descobre-se que ele não era um 'agente livre', que o momento no qual vendeu sua força de trabalho foi o momento no qual foi forçado a vendê-la, que de fato o vampiro não largará a presa 'enquanto houver um músculo, um nervo, uma gota de sangue a ser explorada' (citação de um texto de 1845 de Friedrich Engels)."[3]

AUTORES

Algumas das obras mais significativas acerca do universo vampírico são as seguintes:


* Samuel Taylor Coleridge

(Christabel, 1797/1800)

* Lord Byron

(The Giaour, 1813)

* John Polidori

(The Vampyre, 1819)

* The Vampyre de John Polidori é geralmente considerado o progenitor da literatura com vampiros. O conto foi escrito em Genebra, por ocasião de uma competição de contos de terror sugerida por Lord Byron. Nessa mesma altura Mary Shelley escreveu Frankenstein. O livro de Polidori teve uma enorme influência em Bram Stoker.

* E.T.A. Hoffmann

(Aurelia, 1820)

* Nikolai Gogol

(Viy, 1836)

* Théophile Gautier

(La Morte amoureuse, 1843)

* Alexei Tolstoy

(The Family of the Vourdalak, 1843)

* Alexandre Dumas

(The Pale-faced Lady, 1848) paul

* Richard Burton

(Vikram and the Vampire, 1870)

* Sheridan Le Fanu

(Carmilla, 1872)

* Fergus Hume

(A Creature of the Night, 1891)

* H. G. Wells

(The Flowering of the Strange Orchild, 1894)

* Mary Elizabeth Braddon

(Good Lady Ducayne, 1896)

* Bram Stoker

(Drácula, 1897)

* Algernon Blackwood

(The Transfer, 1907)

* Sir Arthur Conan Doyle

(The Adventure of the Sussex Vampire, 1924)

* Edith Wharton

(Bewitched, 1927)


* Robert E. Howard

(The Moon of Skulls, 1930)

* Anne Rice
(Série As Crônicas Vampirescas , 1976-2008

* Stephen King

(A Hora do Vampiro, 1975)

* Chelsea Quinn Yarbro

(The Saint-Germain Chronicles, 1978)

* Michael Romkey

(Série I, vampire, 1990)

* Lisa Jane Smith

Série Diários do Vampiro, 1991

* Ellen Schreiber

(Vampire Kisses, 2003)

* Nayla de Souza

(Jason Carter, 2005/2009 - Fragmentos de seu diário em sincronismo com a história, relata a descoberta do primeiro amor de um vampiro.)

* Kizzy Ysatis

(O Clube dos Imortais, 2006 - Diário da Sibila Rubra, 2008)

* Luis Marques

("Asetian Bible", 2007, Editora Aset Ka, ISBN 978-989-95694-0-9)

* Clara Tahoces

(Gótica), 2007

* P.C. Cast e Kristin Cast

(Série The House of Night, 2007)

* Meg Cabot

(Um dos contos do livro Formaturas Infernais, chamado A filha da exterminadora, 2007)

* Charlaine Harris

(Série Vampiros do Sul, 2009)

* André Vianco

* Os Sete (2000) - editora Novo Século
* O Senhor da Chuva (2001) - editora Novo Século
* Sétimo (2002) - editora Novo Século
* Sementes no Gelo (2002) - editora Novo Século
* A Casa (2002) - editora Novo Século
* Bento (2003) - editora Novo Século
* O Vampiro - Rei Vol.1 (2004) - editora Novo Século
* O Vampiro - Rei Vol.2 (2005) - editora Novo Século
* O Turno Da Noite, Os Filhos De Setimo Vol.1 (2006) - editora Novo Século
* O Turno Da Noite, Revelações Vol.2 (2006) - editora Novo Século
* O Turno Da Noite, O Livro de Jó Vol.3 (2007) - editora Novo Século
* Vampiros do Rio Douro Vol. 1 (2007) - editora Novo Século
* Vampiros do Rio Douro Vol. 2 (2007) - editora Novo Século
* O Caminho do Poço das Lágrimas (2008) - editora Novo Século

* Richelle Mead

Série :Academia de Vampiros, 2009

NA TELEVISÃO

A Rede Globo, no Brasil, já exibiu duas telenovelas abordando o tema. A primeira foi Vamp, de 1990, e a segunda foi O Beijo do Vampiro de 2002.

A série Moonlight (2007-2008), tem o enredo girado em torno de vampiros. O protagonista é Mick St. John (Alex O’Loughlin), um detetive particular ao estilo noir, que descreve seus pensamentos enquanto se envolve em casos exóticos. Ele se tornou vampiro há mais de meio século, em 1952, quando foi mordido pela vampira Coraline (Shannyn Sossamon). Ela era sua noiva e o transformou no dia do casamento. Mick a abandonou com raiva e repulsa, mas nunca se viu livre dela, que ainda o ama.

Muito da mitologia dos vampiros é deixado de lado: eles podem andar sob a luz do Sol, embora não por muito tempo, não morrem com estacas (só ficam paralisados) ou água benta e são neutros quanto ao alho. Já no piloto da série, Mick encontra uma pessoa do passado, Beth Turner (Sophia Myles), uma jornalista que ele salvou da sua esposa maligna há vinte e dois anos e pela qual se apaixona. O elenco principal se completa com o mentor de Mick, Josef (Jason Dohring), um vampiro sarcástico e centenário.

A série foi cancelada após 16 episódios - com apenas uma temporada.

* Angel - A Série

Angel, assim como Buffy, é uma série riquíssima em substância. Foi concebida como uma metáfora para redenção e consciência moral, pois o vampiro Angel, depois de ter sua alma restaurada por uma maldição cigana (quando um membro foi assassinado por ele), passou a viver na angústia de seus horrendos atos do passado, buscando todo meio de se redimir, ajudando os indefesos. Primeiro, ele foi á Sunnydale ajudar Buffy Summers em sua caçada (na série Buffy), mas eles se apaixonaram, e ao encontrar a felicidade completa nos braços dela, Angel perdeu a alma novamente (como parte da maldição). Voltou a ser o vampiro inescrupuloso chamado Angelus, enfrentando Buffy até a morte. Porém, Angel conseguiu sua alma de volta, e apesar de quererem tentar, tanto ele quanto Buffy sabiam que o relacionamento nunca daria certo. Angel então deixa Buffy e parte para Los Angeles, em sua própria caçada contra o mal. Começa então a série Angel.

* Caminhos do Coração/ Os Mutantes - Caminhos do Coração/ Mutantes - Promessas de Amor

Atualmente a Rede Record transmite a terceira temporada de Caminhos do Coração, e segunda temporada de Os Mutantes - Caminhos do Coração, a novela "Mutantes - Promessas de Amor" que sucede "Os Mutantes - Caminhos do Coração" que sucedeu "Caminhos do Coração". É uma série de Tiago Santiago, a trama conta a história de seres geneticamente modificados, nascidos numa mesma clínica no Guarujá em São Paulo. Criados pela Dr. Júlia, a médica que mudou os genes dessas pessoas fazendo-as terem poderes especiais. Uma dessas invenções foram os vampiros, que aterrorizam a cidade espalhando o seu vírus pela população.

* True Blood-Série

True Blood (Sangue Fresco, em Portugal/True Blood,no Brasil) é uma série de TV dramática estadunidense criada por Alan Ball, baseada na série de livros Sookie Stackhouse. O programa é exibido pela HBO nos Estados Unidos e foi ao ar pela primeira vez no dia 7 de Setembro de 2008. A segunda temporada da série estreou em 14 de Junho de 2009.

True Blood fala sobre a co-existência de vampiros e humanos em "Bon Temps", uma pequena cidade fictícia localizada no Louisiana. A série é focada em Sookie Stackhouse (Anna Paquin), uma garçonete telepata que se apaixona pelo vampiro Bill Compton (Stephen Moyer).

A série é vencedora de um Globo de Ouro e dois Satellite Awards.

Vai ao ar no Brasil pela HBO, domingo às 22h horário de Brasília.

* The Vampire Diaries

A série baseada nos livros de L.J. Smith, é exibida pela Warner Channel no Brasil, e nos Estados Unidos pelo canal CW. Trata-se de um triângulo amoroso envolvendo dois irmãos, Damon Salvatore e Stefan Salvatore, ambos vampiros, com a mortal Elena Gilbert. Os irmãos foram transformados em 1865,pela vampira Katherine,com a qual Elena possui enorme semelhança física. O seriado é baseado em um livro do mesmo nome, da autora L.J.Smith, e só possui dois títulos traduzidos no Brasil.


NO CINEMA

Os vampiros tem uma grande influência no cinema de vários países.

* Blade - Trilogia

Nesta trilogia, Wesley Snipes interpreta o meio-vampiro (Dhampir) Blade, caçador de vampiros que protege a raça humana.

* Entrevista com o Vampiro

Clássico do cinema inspirado na obra de Anne Rice, Entrevista com o vampiro conta a historia de Louis de Point du Lac, um belo jovem que é assediado por Lestat. Lestat é um vampiro, que recebeu a maldição sem ao menos saber como funcionava, e desde então todos a quem ele pretende "transformar", é dada a escolha da morte ou da vida eterna como Vampiro.

O filme passa-se durante um relato feito por Louis a um repórter, contando a historia de sua vida ao longo dos séculos. Mostra principalmente o paradoxo vivido por ele, que tendo se tornado um monstro, tenta manter seu lado "humano" soberano.

* Os Viciosos (The Addiction, 1995)

Estudante de filosofia é arrastada para um beco por uma estranha mulher e mordida no pescoço. Aos poucos, sua necessidade por sangue começa a ser tão grande quanto à de um viciado por drogas. Alegoria que utiliza o vampirismo como metáfora para o vício, porém sem citar o termo "vampiro" em nenhum momento, discutindo o mal intrínseco à raça humana por meio da lenda.

* Drácula 2000 (A Trilogia)

O início se dá com um grupo de ladrões high tech que prova a inexistência de sistemas de segurança invioláveis. Ao invadir a loja de antigüidades, eles esperam encontrar peças valiosas, ouro e dinheiro. Mas deparam apenas com uma velha cripta de prata e resolvem levá-la embora.

Não têm a menor idéia do que estão carregando e de que vão entrar na maior encrenca de suas existências. Ao retornar à vida, o Drácula (Gerard Butler, de Sua Majestade - Mrs. Brown) moderno passa a buscar a mulher de sua vida, aquela que foi criada para ele.

* Rainha dos Condenados (Queen of the Damned, 2002)

Continuação do Clássico do cinema inspirado na obra de Anne Rice, Entrevista com o vampiro O vampiro Lestat reinventou a si mesmo e agora é uma grande estrela do rock contemporâneo nos Estados Unidos. Sua música acaba despertando Akasha, a rainha de todos os vampiros, cujo poder é tão grande que para combatê-la todos os vampiros da face da Terra precisarão se unir a fim de evitar sua própria extinção. Mas assim como a música de Lestat inspira Akasha, que deseja fazer dele seu rei, ela também faz com que Jesse, uma jovem fascinada pelo lado negro da vida, se apaixone por Lestat.

* Anjos da Noite (Underworld, 2003)

O filme conta a história da guerra sangrenta e milenar entre Vampiros e Lycans (lobisomens). A história é a missão de Selene, uma vampira, descobrir porque Michael, um humano, é perseguido pelos lycans. Quando Michael é transformado em lycan, a guerra, até então apagada pela suposta morte de Lucian, o senhor dos Lycans, é novamente travada. No decorrer da história, eles se apaixonam, e infrigem as regras de suas espécies, tornando Michel o primeiro híbrido (metade vampiro, metade lycan, mais forte que ambos) da história.

* Deixa Ela Entrar (Let The Right One In, 2008)

Oskar, um garoto introspectivo que sofre por brincadeiras de mal gosto por parte de seus colegas de escola, descobre o amor e a vingança quando conhece Eli, sua estranha vizinha. Com o tempo, Oskar ficará sabendo que Eli não é apenas uma garota comum, mas sim um vampira que torna-se sua amiga e passa a protegê-lo.

* Daybreakers (Daybreakers, 2009)

O filme fala sobre um futuro em que uma praga transforma grande parte da população em vampiros. E quando esses seres humanos estão ameaçados de entrarem em extinção, os infectados precisam capturar todas as pessoas ou encontrar uma outra raça para substituí-las. Mas tudo muda quando um grupo secreto de vampiros descobre uma maneira de salvar os humanos da destruição.

quarta-feira, 24 de março de 2010

A lenda do lobisomem

Introdução

A lenda do lobisomem tem, provavelmente, origem na Europa do século XVI, embora traços desta lenda apareçam em alguns mitos da grécia Antiga. Do continente europeu, espalhou-se por várias regiões do mundo. Chegou ao Brasil através dos portugueses que colonizaram nosso país, a partir do século XVI. Este personagem possui um corpo misturando traços de ser humano e lobo.

De acordo com a lenda, um homem foi mordido por um lobo em noite de lua cheia. A partir deste momento, passou a transforma-se em lobisomem em todas as noites em que a Lua apresenta-se nesta fase. Caso o lobisomem morda outra pessoa, a vítima passará pelo mesmo feitiço.

A lenda no Brasil

No Brasil (principalmente no sertão), a lenda ganhou várias versões. Em alguns locais dizem que o sétimo filho homem de uma sucessão de filhos do mesmo sexo, pode transforma-se em lobisomem. Em outras regiões dizem que se uma mãe tiver seis filhas mulheres e o sétimo for homem, este se transformará em lobisomem. Existem também versões que falam que, se um filho não for batizado poderá se transformar em lobisomem na fase adulta.

Conta a lenda que a transformação ocorre em noite de Lua cheia em uma encruzilhada. O monstro passa a atacar animais e pessoas para se alimentar de sangue. Volta a forma humana somente com o raiar do sol.

Curiosidade:

- De acordo com a lenda, um lobisomem só morre se for atingido por uma bala ou outro objeto feito de prata.


- Outra curiosidade que contão em filmes é que quem tiver a maldição tem cinco pontos na mão que forma um pentagrama.

Victor Brauner - um fantastico caso de premonição


Auto-Retrato, 1932

Victor Brauner (1903-1966), artista plástico e escritor romeno, foi um dos grandes nomes da pintura do séc. XX. Seu nome não está associado apenas às artes plásticas, em especial ao movimento surrealista. Um incidente, ocorrido em 27 de agosto de 1938, vinculou definitivamente Brauner ao terreno da paranormalidade. Naquele dia, o pintor surrealista protagonizou um dos mais bem documentados casos de premonição de que se tem conhecimento.

Um dos grandes desafios à constatação de eventos precognitivos é a ausência de provas confiáveis. Quase sempre, os que vivenciaram situações premonitórias se valem do testemunho de pessoas, em geral de seu círculo mais próximo, para ratificarem a veracidade das experiências pelas quais alegaram passar. No caso de Brauner, tais dificuldades desaparecem. São os seus próprios quadros - e a sua face desfigurada - as eloqüentes e irrefutáveis testemunhas de um episódio de precognição (ou, ao menos, de uma coincidência admirável), cuja materialidade fática está a salvo de qualquer dúvida.

Na noite de 27 de agosto de 1938, vários amigos surrealistas estavam reunidos num atelier de um dos artistas. Sem que até hoje se saiba o motivo, o pintor espanhol Oscar Domíngues entrou em acalorada discussão com o colega Esteban Francis. Brauner foi um dos que se interpuseram, tentando apartar os contedores. Tomado por uma fúria violenta e completamente fora de si, Domínguez empunhou uma garrafa, arremessando-a impetuosamente contra Francis. Talvez não por acaso, mas por uma determinação inexorável do destino, era Brauner, justamente, um dos que continham o ímpeto daquele a quem o pintor espanhol tentava alvejar. Todavia, Domínguez errou o alvo. A garrafa que lançara atingiu em cheio a face de Brauner. A potência do golpe desferido por Domínguez foi de tal monta que, incidindo sobre o olho esquerdo do pintor romeno, lançou-o para fora da órbita. Sim, a garrafa projetada pelo amigo enfurecido arrancou-lhe um dos olhos e mudou para sempre a sua vida e a sua arte (1).

Talvez o fato que narramos não passasse por mais um dentre inúmeros infortúnios – um lamentável golpe do destino –, e nada tivesse de extraordinário, não fosse uma circunstância de extrema singularidade: Victor Brauner nutria uma intensa obsessão por mutilação ocular, que deixava transparecer em sua obra, como um registro indelével do que estaria por vir. Conforme relata SARANE ALEXANDRIAN (2), em 1932 – seis anos antes do incidente –, Brauner “fizera um auto-retrato com um olho vazado e a face ensangüentada (vide ilustração); nunca soube o que o impelira a fazer esse quadro. Pintou em seguida personagens com cornos que lhes saíam dos olhos, e outras contemplando com desespero um olho arrancado; na Última Viagem (1937) há um homem tristemente sentado sobre um olho gigante e um monstro que foge com um olho na mão.”


Última Viagem, 1937

Após a nefasta noite no atelier, “toda a gente ficou impressionada e teve a sensação de que ele agourava este acidente há anos; tanto mais que, em Magia do Litoral (1935), se descrevera agredido por um homem que lhe arrancava um olho, com um instrumento que tinha gravado no cabo a letra D, inicial de Domínguez”. (3) A letra aparece, ainda, em um quadro mais antigo, de 1932 (Paisagem Mediterrânica). Nele se vê , em primeiro plano, homem e mulher enlaçados, cada qual com um dos olhos traspassados por uma delgada haste vertical; fixada na haste que perfura o olho do homem, vê-se, claramente, a letra D.


Paisagem Mediterrânica, 1932

Escreve pertinentemente ALEXANDRIAN que “nunca a noção de 'mensagem', tão aviltada até aí, foi mais autêntica no caso de Brauner; todos os seus quadros foram mensagens amadurecidas à luz dos pressentimentos. Depois desse acontecimento, que lhe revelou os seus poderes de vidente, a pintura de Victor Brauner modificou-se, deixando o domínio do fantástico cruel para se dedicar ao universo da magia.”

Victor Brauner, que desde cedo foi muito impressionado pelas experiências espíritas do pai (4), iniciou-se nos livros de feitiçaria, nos tratados alquímicos e de ciências ocultas, o que se refletiu, doravante, em sua pintura (5).

O cético poderá dizer que tudo não passa de uma coincidência – e ninguém poderá afirmar, categoricamente, que esteja errado. Com efeito, coincidências afloram a toda hora. Todavia, a obsessão de Brauner pela mutilação ocular – que está refletida em inúmeras obras anteriores ao evento fatídico – nos faz refletir sobre a célebre frase de Gauthier: "o acaso é, talvez, o pseudônimo de Deus, quando não quer assinar", e, mais ainda, sobre a de Alexander Blok "a arte é o pressentimento da verdade" .

sábado, 20 de março de 2010

Revelações sobre as linhas de nazca

SÃO PAULO – Do chão, nada se vê. Mas sobrevoando o deserto peruano é possível enxergar com clareza enormes desenhos que se estendem por quilômetros.

Macacos, baleias assassinas, condores, pelicanos, flores, árvores e formas geométricas: são os mais de 1.500 geoglífos que formam as famosas Linhas de Nazca.

Desenhadas por uma civilização que habitou a região entre 200 AC e 600 DC, elas foram preservadas pelo clima árido e acabaram declaradas patrimônio da humanidade pela Unesco em 1994,

No entanto, muitos mistérios ainda rondam esses desenhos – e cientistas e leigos de todo o mundo elaboraram diferentes teorias. Seriam caminhos sagrados ou serviam como calendários? Talvez tivessem finalidades astronômicas ou agrícolas, indicando a existência de canais subterrâneos. Seriam elas uma oferenda aos deuses ou pistas de pouso para naves extraterrestres?

Foi em busca de respostas que a Dra. Christina Conlee, arqueóloga da Universidade Estadual do Texas, partiu em 2002 rumo a La Tiza, local de escavação da cultura Nazca. O objetivo era ir além das linhas e compreender a cultura do povo para inserir os geoglífos em um contexto social. Além das surpreendentes imagens feitas com a ajuda de helicópteros, a equipe fez descobertas reveladoras.

Durante as escavações, foi encontrado algo inédito: o esqueleto de um jovem enterrado com sinais evidentes de decapitação. Embora a decapitação seja um símbolo comum nos jarros Nazca, nunca um corpo havia sido achado. O que ele significa? Teria alguma relação com as linhas?

O trabalho da equipe de 16 cientistas foi acompanhado pelo canal NatGeo, que exibe neste domingo (14), às 22h, um documentário sobre as descobertas chamado “Desvendando as Linhas de Nazca”. Veja abaixo uma entrevista com a Dra. Conlee, na qual ela fala um pouco sobre o que é revelado na gravação.

-O que é este corpo decapitado?

Esse corpo foi achado em 2004. Ele está sem cabeça e foi uma grande surpresa e rendeu patrocínio da National para continuar a pesquisa. Na cultura Nazca, achamos centenas de cabeças troféus, cabeças mumificadas, mas essa foi a primeira vez que encontramos um corpo.

- Qual a importância dele?

- Este homem ajuda a esclarecer um debate antigo sobre as cabeças troféus, se eram tiradas na guerra ou eram para sacrifícios. Com a descoberta, agora sabemos que eram troféus, oferendas aos Deuses. Há uma linha de Nazca de uma baleia com uma cabeça na boca. Mas não sabemos exatamente como elas se ligam.

- O que significam as linhas?

Há diferentes linhas: imagens de animais, formas geométricas. Sempre acreditei que elas estavam relacionada à rituais de alguma forma, mas o que ficou claro é que elas têm a ver com a água. Achamos que os animais estão relacionados de alguma forma à fertilidade e à água, e as linhas eram grandes templos a céu aberto. Não achamos que sejam, por exemplo, parte de um calendário.

- Porque a certeza de serem templos?

Em muitas linhas, especialmente nos trapézios, há pequenas plataformas, e há comida nas linhas, potes quebrados. Estamos estudando a cultura para compreender os significados de tudo isso, juntando peças desse grande quebra-cabeças.

- Quantas pessoas foram necessárias para construir as linhas e quanto tempo levou?

Não sabemos quanto tempo levou para fazer todas. Algumas são pequenas, e um grupo de 20 pessoas poderia ter feito em um dia. Outras, demandaram mais de 100 pessoas e até semanas.

- O que a Sra tem a dizer sobre as especulações de OVNI´s relacionados às linhas?

Esta é a primeira pergunta que as pessoas fazem. Não há evidencia de OVNI´s. Há evidência clara de que os Nazca fizeram essa linha.

- Muitas pessoas ficam impressionadas com a precisão dos desenhos. Como é possível formas assim, tão perfeitas?

O importante é ressaltar que foram realmente pessoas que as desenharam. Usando gravetos com linhas e barbantes amarrados, elas conseguiam antes criar esboços para fazer os animais e linhas. Além disso, as linhas, apesar de melhores vistas do céu, são visíveis de morros em toda a região.

- O que falta descobrir?

Bem, sabemos que eram realizados sacrifícios, mas não sabemos onde eram feitos – se nas linhas ou outro lugar. Uma equipe ainda vai gravar mais linhas e eu continuarei minhas escavações. Apesar de sabermos muito mais sobre Nazca do que há 20 anos, é uma investigação que ainda está em curso.

Equipe de arqueólogos trabalha para inserir os geoglífos em um  contexto social: confira entrevista sobre os misteriosos desenhos que se  estendem por quilômetros no Peru

Equipe de arqueólogos trabalha para inserir os geoglífos em um contexto social: confira entrevista sobre os misteriosos desenhos que se estendem por quilômetros no Peru

terça-feira, 16 de março de 2010

O homem q veio do passado

Uma noite de Junho de 1950, um homem vestido de modo insólito foi visto em Times Square, em Nova Iorque. Na época, o capitão Hubert Rhim estava encarregado das investigações sobre pessoas desaparecidas. Está atualmente na reserva e não possui todos os dados sobre o caso, visto que já não tem acesso aos processos da polícia. No entanto, recorda-se dos pormenores essenciais. O homem, que parecia ter uns trinta anos, foi visto no meio da multidão que saía de um teatro. Eram vinte e três e quinze. O desconhecido vestia inteiramente fora de moda: chapéu alto, casaco com uma fila de botões nas costas, calças apertadas, aos quadrados brancos e pretos, sem vinco nem dobra, sapatos altos de fivela. Ninguém o vira antes. As testemunhas declararam que estava imóvel no meio de uma encruzilhada, «observando com ar amedrontado os faróis que se cruzavam, como se nunca tivesse visto nada assim». Por fim pareceu dar-se conta do tráfego e dispôs-se a atravessar. Um agente da polícia, de serviço à esquina da rua, viu-o, mas antes de o poder alcançar o homem dirigiu-se para o passeio sem se preocupar com os automóveis. Um táxi apanhou-o em cheio e já estava morto quando chegaram os socorros. Foi transportado para o necrotério, onde foram cuidadosamente examinados todos os objetos que trazia consigo. Eis a lista:

Uma moeda de bronze fora de circulação;
A nota de uma estrebaria de Lexington Avenue (!): «Pela alimentação de um cavalo e por guardar uma viatura de um lugar, três dólares»;
Setenta dólares em notas antigas;
Alguns cartões de visita com o nome de Rudolf Fentz, residente na Quinta Avenida;
Uma carta dirigida ao portador e com o carimbo postal de Junho de 1876.

Não se conhecia em nenhum destes objetos nem a patina do tempo nem vestígios devidos a longo uso. As primeiras investigações permitiram estabelecer que a direção da Quinta Avenida correspondia a um armazém cujos proprietários declararam ignorar em que data ali se tinham instalado. Ninguém ouvira falar em Rudolf Fentz, cujo nome não figurava na lista telefónica. Um controle referente às impressões digitais, tanto em Nova Iorque como em Washington, não deu qualquer resultado. O capitão Rhim continuou com as suas investigações e a sua constância foi recompensada, pois encontrou na lista telefónica de 1939 um Rudolf Fentz Jr. Foi lá e soube que Fentz, na época, era um homem de uns sessenta anos, que trabalhava num banco da vizinhança. Em 1940, reformara-se e mudara de casa. No banco disseram-lhe que Fentz morrera cinco anos depois, em 1945, mas que a sua viúva ainda vivia na Florida. Esta, em resposta a uma carta de Rhim, escreveu-lhe para dizer que o pai do seu marido havia desaparecido misteriosamente na Primavera de 1876. Com efeito, a senhora Fentz não gostava que o marido fumasse em casa, de modo que ele tinha o costume de dar um passeio à noite para fumar um charuto antes de se deitar. Uma noite não voltou. A família emprendeu longas e dispendiosas buscas, que não deram qualquer resultado: todos os rastos haviam desaparecido. O capitão Rhim encontrou mais tarde uma lista das pessoas desaparecidas em 1876 e lá figurava o nome Rudolf Fentz. No momento em que deixara de ser visto tinha vinte e nove anos. A idade e a descrição do fato que usava correspondiam exatamente aos da vítima de Times Square. Por muito inacreditável que possa parecer, a interpretação deste assunto excepcional mostra que nos encontramos em presença de um exemplo flagrante, irrecusável, de chrono-transfert instantâneo, ou viagem no tempo. Por que prodigioso concurso de circunstâncias um homem pôde, sem o saber, franquear a entrada do interdito, penetrar em qualquer falha do continuum espaço-temporal - cujo uso se julgava só reservado aos romancistas de ficção - para percorrer, num segundo, um espaço de tempo de setenta e quatro anos? E que perda irreparável a morte acidental e bem compreensível deste involuntário «viajante do passado»! Mas talvez não seja o único...

Como falar com os mortos

Na verdade este tipo de comunicação se apresenta na maioria das vezes unilateralmente. (você fala e não obtém uma resposta satisfatória, ou vice e versa). E evidente que para um médium tudo fica mais fácil, mas não desanime, a técnica que apresentarei apesar de simples poderá proporcionar-lhe uma experiência incrível!

Utilizaremos a prática da “Clariaudiencia” - Capacidade do médium de ouvir além da expectativa do que é normal para os seres humanos.
Clariaudiente é a pessoa que tem a faculdade da clariaudiência.


Joanna d'Arc foi uma clariaudiente famosa

Vamos primeiramente entender como nosso cérebro entra em transe:

Existem quatro tipos principais de freqüências celebrais: Beta, Alfa, Teta e Delta.
Durante o dia, 80% das atividades cerebrais de uma pessoa encontra-se em BETA.
É neste ritmo, 13 a 28 cps (ciclos por segundos), que o cérebro manifesta o estado consciente. É neste nível também que percebemos o mundo físico com os cinco sentidos; audição, visão, olfato, tato e paladar. (= estado de vigília, acordado, consciente)

Em ALFA, as ondas cerebrais ficam em torno de 8 a 12 cps. É um estado de tranqüilidade, de oração, de contemplação... (querendo pegar no sono)

TETA é o estado de meditação profunda, de transe mediúnico. As onda variam de 4 a 7 cps. (= estado de sono e sonhos, transe)

DELTA neste ritmo é cérebro está a menos de 3,5 cps. É o estado mais profundo de inconsciência, quando você não lembra mais de seus sonhos e perde totalmente a consciência.

O objetivo da experiência é “força” a permanência consciente do cérebro aos níveis de 11 a 7 cps. Pois é neste estágio que as faculdades paranormais ficam mais aguçadas e onde poderemos experimentar a clariaudiência. (ou audição etérica, audição astral, audição subjetiva...)

Faça sua experiência
Papel e lápis para anotar. (pois passando para o nível Delta, poderá ocorrer o esquecimento)
Fique acordado em estado de vigília, (BETA) naturalmente por mais de 20 horas (pensando freqüentemente com quem deseja entrar em contato).

À noite na penumbra, sentado numa cadeira (confortável, mas nem tanto, não queremos que você durma!), pode ser diante da TV sem som, ou da tela de computador, ou mesmo lendo um livro técnico... Sentado após alguns minutos, os ciclos de suas ondas cerebrais irão cair rapidamente. (porque está sem dormir a muito tempo). Você ficará sonolento, mas não deixe o sono dominar, lute para ficar consciente, preste atenção no livro ou na tv e tente ficar acordado...

Assim que seu cérebro estiver saindo de Alfa pronto para entra em TETA... você escutará sussurros incompreensíveis, depois vozes... no princípio palavras soltas e sem sentido. Se persistir por mais tempo, começará a ouvir frases inteiras e a distinguir tipos de vozes; feminina, masculina, voz infantil... Seus músculos entrarão em relaxamento e sua cabeça cairá, você levará um pequeno susto em seguida erguerá a cabeça novamente. Estes são reflexos normais que irão se repetir durante toda a experiência.

Se você ouvir algo que lhe atormente, imediatamente seus ciclos cerebrais irão aumentar o ritmo e você retornará para BETA (estado de vigília). Não force uma nova experiência... anote o que ouviu, pode não fazer sentido na hora. Deite e vá dormir, continue num outro dia!

A experiência é tão eficaz que até os mais céticos que a fizeram admitem seus resultados.
A diferença está na interpretação; para eles o que se ouve são vozes da inconsciência ou ecos da audição subjetiva e imaginária)

De qualquer forma, como explicar as revelações mediúnicas que podem ser alcançadas com tal experiência?

Os Resultados espirituais podem ser os mais diversos:
- O espírito a ser contatado pode não estar pronto para esta experiência.
- Outros espíritos podem assumir o contato direta ou indiretamente.
- Espíritos zombadores, brincalhões ou iníquos poderão interferir na experiência.
- Seres elementais como anjos e demônios também poderão ser contatados ou mesmo interferir.

como falar com os mortos

Na verdade este tipo de comunicação se apresenta na maioria das vezes unilateralmente. (você fala e não obtém uma resposta satisfatória, ou vice e versa). E evidente que para um médium tudo fica mais fácil, mas não desanime, a técnica que apresentarei apesar de simples poderá proporcionar-lhe uma experiência incrível!

Utilizaremos a prática da “Clariaudiencia” - Capacidade do médium de ouvir além da expectativa do que é normal para os seres humanos.
Clariaudiente é a pessoa que tem a faculdade da clariaudiência.


Joanna d'Arc foi uma clariaudiente famosa

Vamos primeiramente entender como nosso cérebro entra em transe:

Existem quatro tipos principais de freqüências celebrais: Beta, Alfa, Teta e Delta.
Durante o dia, 80% das atividades cerebrais de uma pessoa encontra-se em BETA.
É neste ritmo, 13 a 28 cps (ciclos por segundos), que o cérebro manifesta o estado consciente. É neste nível também que percebemos o mundo físico com os cinco sentidos; audição, visão, olfato, tato e paladar. (= estado de vigília, acordado, consciente)

Em ALFA, as ondas cerebrais ficam em torno de 8 a 12 cps. É um estado de tranqüilidade, de oração, de contemplação... (querendo pegar no sono)

TETA é o estado de meditação profunda, de transe mediúnico. As onda variam de 4 a 7 cps. (= estado de sono e sonhos, transe)

DELTA neste ritmo é cérebro está a menos de 3,5 cps. É o estado mais profundo de inconsciência, quando você não lembra mais de seus sonhos e perde totalmente a consciência.

O objetivo da experiência é “força” a permanência consciente do cérebro aos níveis de 11 a 7 cps. Pois é neste estágio que as faculdades paranormais ficam mais aguçadas e onde poderemos experimentar a clariaudiência. (ou audição etérica, audição astral, audição subjetiva...)

Faça sua experiência
Papel e lápis para anotar. (pois passando para o nível Delta, poderá ocorrer o esquecimento)
Fique acordado em estado de vigília, (BETA) naturalmente por mais de 20 horas (pensando freqüentemente com quem deseja entrar em contato).

À noite na penumbra, sentado numa cadeira (confortável, mas nem tanto, não queremos que você durma!), pode ser diante da TV sem som, ou da tela de computador, ou mesmo lendo um livro técnico... Sentado após alguns minutos, os ciclos de suas ondas cerebrais irão cair rapidamente. (porque está sem dormir a muito tempo). Você ficará sonolento, mas não deixe o sono dominar, lute para ficar consciente, preste atenção no livro ou na tv e tente ficar acordado...

Assim que seu cérebro estiver saindo de Alfa pronto para entra em TETA... você escutará sussurros incompreensíveis, depois vozes... no princípio palavras soltas e sem sentido. Se persistir por mais tempo, começará a ouvir frases inteiras e a distinguir tipos de vozes; feminina, masculina, voz infantil... Seus músculos entrarão em relaxamento e sua cabeça cairá, você levará um pequeno susto em seguida erguerá a cabeça novamente. Estes são reflexos normais que irão se repetir durante toda a experiência.

Se você ouvir algo que lhe atormente, imediatamente seus ciclos cerebrais irão aumentar o ritmo e você retornará para BETA (estado de vigília). Não force uma nova experiência... anote o que ouviu, pode não fazer sentido na hora. Deite e vá dormir, continue num outro dia!

A experiência é tão eficaz que até os mais céticos que a fizeram admitem seus resultados.
A diferença está na interpretação; para eles o que se ouve são vozes da inconsciência ou ecos da audição subjetiva e imaginária)

De qualquer forma, como explicar as revelações mediúnicas que podem ser alcançadas com tal experiência?

Os Resultados espirituais podem ser os mais diversos:
- O espírito a ser contatado pode não estar pronto para esta experiência.
- Outros espíritos podem assumir o contato direta ou indiretamente.
- Espíritos zombadores, brincalhões ou iníquos poderão interferir na experiência.
- Seres elementais como anjos e demônios também poderão ser contatados ou mesmo interferir.

domingo, 14 de março de 2010

Duendes e Gnomos

As lendas dizem que são pequenos anões, um gnomo ou duende pode variar de 3 a 30 cm de altura. O comportamento varia em geral baseiam em atitudes humanas por estarem próximos aos homens. Esta aproximação sempre é favorecida quando o ser humano está mais frágil e sensível. Os Gnomos são os guardiões dos minerais, com capacidade até de transformar rocha em cristal. Os Duendes são ligados à Terra e geralmente conseguem controlar imprevistos da natureza. Tanto Gnomos como Duendes vivem vários anos, cerca de cem anos e chegam a constituir famílias. Adoram comer e fazer brincadeiras tais como esconder objetos. Alguns possuem orelhas grandes e pontudas e grande quantidade de pêlos no corpo. Quando confiam nos homens se tornam fiéis e grandes protetores. Morag - Gnomo do Amor Gnoa - Gnomida da Criatividade Magnodun - Duende da Magia Tende - Duende da Sorte Sagmo - Gnomo da Casa Gobe - Gnomo da Sabedoria Dunaz - Duende da Natureza Moveg - Gnomo dos Vegetais Migsa - Gnomida Professora Dulei - Duende da Alegria Duendo - Duende da União

quinta-feira, 4 de março de 2010

Praga da dança

Epidemia começou em julho, com mulher bailando sem parar por 6 dias. Transe acabou envolvendo centenas de pessoas e durou até setembro.

Em julho de 1518, a cidade francesa de Estrasburgo, na Alsácia (então parte do Sacro Império Romano-Germânico) viveu um carnaval nada feliz.

Uma mulher, Frau Troffea (dona Troffea), começou a dançar em uma viela e só parou quatro a seis dias depois, quando seu exemplo já era seguido por mais de 30 pessoas.

Carnaval epidêmico - Vítimas da febre da dança morriam de ataque cardíaco, derrame ou exaustão (Imagem: reprodução)


Quando a febre da dança completava um mês, havia uns 400 alsacianos rodopiando e pulando sem parar debaixo do Sol de verão do Hemisfério Norte.

Lá para setembro, a maioria havia morrido de ataque cardíaco, derrame cerebral, exaustão ou pura e simplesmente por causa do calor.

Reza a lenda que se tratava de um bloco carnavaleso involuntário: na realidade ninguém queria dançar, mas ninguém conseguia parar. Os enlutados que sobraram ficaram perplexos para o resto da vida.

Para provar que a epidemia de dança compulsiva não foi lenda coisa nenhuma, o historiador John Waller lançou, 490 anos depois, um livro de 276 páginas sobre o frenesi mortal: “A Time to Dance, A Time to Die: The Extraordinary Story of the Dancing Plague of 1518”.

Segundo o autor, registros históricos documentam as mortes pela fúria dançante: anotações de médicos, sermões, crônicas locais e atas do conselho de Estrasburgo.

276 páginas - Historiador recuperou documentos da época atestando as mortes pela fúria dançante (Imagem: reprodução)


Um outro especialista, Eugene Backman, já havia escrito em 1952 o livro "Religious Dances in the Christian Church and in Popular Medicine".

A tese é que os alsacianos ingeriram um tipo de fungo (Ergot fungi), um mofo que cresce nos talos úmidos de centeio, e ficaram doidões. (Tartarato de ergotamina é componente do ácido lisérgico, o LSD.)

Waller contesta Backman. Intoxicação por pão embolorado poderia sim desencadear convulsões violentas e alucinações, mas não movimentos coordenados que duraram dias.

O sociólogo Robert Bartholomew propôs a teoria de que o povo estava na verdade cumprindo o ritual de uma seita herética.

Mas Waller repete: há evidência de que os dançarinos não queriam dançar (expressavam medo e desespero, segundo os relatos antigos).

E pondera que é importante considerar o contexto de miséria humana que precedeu o carnaval sinistro: doenças como sífilis, varíola e hanseníase, fome pela perda de colheitas e mendicância generalizada. O ambiente era propício para superstições.

Uma delas era que se alguém causasse a ira de São Vito (também conhecido por São Guido), ele enviaria sobre os pecadores a praga da dança compulsiva.

A conclusão de Waller é que o carnaval epidêmico foi uma “enfermidade psicogênica de massa”, uma histeria coletiva precedida por estresse psicológico intolerável.

Nonstop dancing – Gravura do artista Henricus Hondius (1573-1610) retrata três mulheres acometidas pela praga da dança; obra é baseada em desenho original de Peter Brueghel, que teria testemunhado um dos surtos subsequentes, em 1564 na região de Flandres (Imagem: reprodução)


Outros seis ou sete surtos afetaram localidades belgas depois da bagunça iniciada por Frau Troffea. O mais recente que se tem notícia ocorreu em Madagascar na década de 1840.

Djinn

Djinns são criaturas mágicas com poderes para fazer o bem e o mal, sua origem remota a criação dos tempos!


Djinn

Jinns ou Djinns (Dinns) são seres espirituais maléficos ou benéficos. Eles possuem o poder de presidir o destino das pessoas e das cidades as quais têm domínio. Eles foram criados por Deus num período que fica entre criação dos Anjos e a criação do homem.

No Alcorão (Livro sagrado dos Mulçumanos), exatamente na Surata 55, intitulada "AR RAHMAN" (O CLEMENTE) nos Versículos 14 e 15, o Arcanjo Gabriel relata que o homem foi criado do barro, ao passo que os Jinns (gênios) foram criados de uma chama de fogo.
Em nome de Deus o Clemente o Piedoso - citação do Alcorão
55 ª Surata Versículo 14 - "Ele criou os Djinns do fogo vivo."
55 ª Surata Versículo 15 - "E criou os Djinns do fogo vivo."

Djinns (Gênios): Quem são eles? No versículo 50 da 18ª Surata, diz que Iblis (Lúcifer) era um dos Djinns, dando a entender que foi por isso que ele desobedeceu à ordem de Deus. Contudo, em passagens semelhantes nos é dito que Deus ordenou aos anjos que se prostrassem perante Adão, coisa que eles fizeram, menos Iblis. Isso implica em que Iblis havia feito parte da companhia dos anjos. Existem outras passagens do Alcorão que citam a interação de gênios com os homens.

Em nome de Deus o Clemente o Piedoso - citação do Alcorão 18ª SURATA - Versículo 50
"E (lembra-te) de quando dissemos aos anjos: Prostrai-vos ante Adão! Prostraram-se todos, menos Lúcifer, que era um dos Djinns, e que se rebelou contra a ordem do seu Senhor. Tomá-los-íeis, pois, juntamente com a sua prole, por protetores, em vez de Mim, apesar de serem vossos inimigos? Que péssima troca a dos iníquos!"

O significado da raiz da palavra em árabe ‘janna’, ‘yajinnu’, é: "ser coberto ou escondido", e com o verbo na voz ativa, significa: "cobrir ou esconder". Algumas pessoas dizem que ‘Jinn’, portanto, significa as qualidades ou capacidades ocultas do homem; outras, que significa seres da selva, ocultam-se nos montes.

No Alcorão ‘Jinn’ significa apenas "um espírito" ou uma força invisível ou oculta. Em algumas histórias folclóricas, como ‘As Mil e Uma Noites’, eles foram personificados com formas fantásticas, detentores de enormes poderes, capazes de realizar os mais profundos desejos de quem os dominassem.

Sua definição varia muito de cultura para cultura, em suma os Djinns pertencem a mesma categoria dos Anjos, a chamada categoria dos Gênios, conhecida pelos esotéricos como "categoria dos elementais". Os Anjos são gênios assim como os Djinns.

Os Anjos (Gênios) são seres celestiais que praticam o bem. Os Djinns (Gênios-contrários) são seres espirituais que praticam tanto o bem quanto o mal. O primeiro Djinns a se rebelar contra Deus chama-se IBLIS, conhecido no mundo ocidental pelo nome de Lúcifer, (Lúcifer significa Senhor da Luz, afinal ele foi criado do FOGO... da LUZ DO FOGO).

Anjos Caídos ou Demônios, assim são chamados todos os anjos que deixaram o plano celestial e se tornaram seguidores de Lúcifer.
Veja alguns dos nomes pelo qual é chamado o Djinns IBLIS
- Gênio do Mal - equivale ao Diabo
- Gênio das Trevas - equivale ao Diabo

Através de rituais é possível invocá-los, mas atenção; os Djinns não são sempre aqueles seres bonzinhos do tipo, 'Gênio do Aladin'. Eles podem ser perversos e traiçoeiros, a ponto de matar aqueles que o invocaram ao invés de realizar seus desejos.

Existem basicamente 4 categorias de Djinns, elas estão divididas de acordo com os elementos: fogo, água, ar e terra.

Suas características:
A possessão ou presença do Djinn do AR e marcada pela sensação de cansaço, falta de ânimo para fazer as coisas... Eles podem ser presos em garrafas especiais, como nas lendas.

O Djinn da ÁGUA tem o poder de influenciar negativamente a pessoa no aspecto emocional, levando-as a depressão e a choros compulsivos. Em casos de suicídio a pessoa deprimida escolhe morrer afogada.

O Djinn da TERRA; as pessoas que sofrem com as influencias deste espírito não conseguem ficar dentro de casa, sentem um forte desejo de ir para o campo, suas roupas a incomodam, só ficando a vontade quando estão despidas.

O Djinn do FOGO é responsável pelo sentimento de ódio, inveja. Ele é mais ativo, geralmente não mata seu possuído, porém pode usá-lo para matar outro ser humano.

Atenção: Estas invocações foram retiradas do Grimore do Bruxo Negro e adaptadas às condições do Brasil. Foram aqui mencionadas apenas como caráter ilustrativo. Não aconselhamos a ninguém a fazer o ritual. Mesmo para os mais céticos, este ritual lida com elementos culturais fortes, podendo provocar distúrbios psíquicos ou repulsão das pessoas ao seu redor. O fato também de se utilizar fogo no ritual, merece cuidados redobrados afim de se evitar incêndios e queimaduras. O giz pode provocar alergia a algumas pessoas.

A presença do Djinn será marcada por uma sensação de calor. Se você fez tudo corretamente e botou fé em seu chamado, o Djinn ouvirá seus desejos e anseios, podendo realizá-los... Mas lembre-se; o Djinn é interesseiro, não fará nada de graça, ele exigirá algo em troca ... Outra coisa, não precisa oferecer sua alma...o Djinn não trabalha com esse tipo de pacto. Como ele é o mestre dos sonhos e desejos, você poderá durante seu sono fazer uma barganha com ele.

** O ritual deve ser realizado em local externo

Invocando com o alcorão

Djinn do fogo
Horário do ritual: Meia Noite.
Material: Giz vermelho; 4 velas vermelha; Livro do Alcorão -Texto da 18ª Surata; um punhado de areia lavada; uma bússola.

Com um giz vermelho desenhe no chão uma grande letra "C" quase se fechando. A abertura é por onde você entrará no círculo, ela deve ficar em oposição a Meca, portanto se você mora no Brasil, a direção é Nordeste. Não pise no risco. Com a bússola localize também o Norte, Sul, Leste e Oeste, e para cada ponto no círculo acenda uma vela e coloque em sua base um pouco de areia (simboliza o deserto)

Antes de entrar no circulo contorne-o por 18 vezes no sentido anti-horário. Em seguida dentro do círculo, coloque-se de pé voltado para Nordeste, ajoelhe-se, encoste a testa no chão e chame pelo Djinns do Fogo "IBLIS", use todo o seu sentimento e desejo para invocar a sua presença. De joelhos, levante o tronco, leia a Surata 18 do final para o início, palavra por palavra. Se você conseguir ler fonema por fonema melhor ainda.

No fim da leitura faça seu pedido e queime a folha (com a inscrição da surata do Alcorão) em uma das velas.

Invocando com a Bíblia

O mesmo processo poderá ser feito com a Bíblia, porém com alguma modificações:
Djinn do fogo
Horário do ritual: Meia Noite.
Material: Carvão PRETO; 4 velas pretas; Livro da Bíblia -Texto Gênesis; um punhado de pó de carvão; uma bússola;

Com a pedra de carvão desenhe no chão uma grande letra "C" quase se fechando. A abertura é por onde você entrará no círculo, ela deve ficar em oposição a Jerusalém, portanto se você mora no Brasil, a direção é Nordeste. Não pise no risco. Com a bússola localize também o Norte, Sul, Leste e Oeste, e para cada ponto no círculo acenda uma vela e coloque em sua base um pouco pó de carvão (simbolizando as cinzas)

Antes de entrar no circulo contorne-o por 18 vezes no sentido anti-horário. Em seguida dentro do círculo, coloque-se de pé voltado para o Nordeste, ajoelhe-se, encoste a testa no chão e chame pelo Djinn do Fogo "LÚCIFER", use todo o seu sentimento e desejo para invocar a sua presença. De joelhos, levante o tronco, leia o livro de Gênesis do capítulo 6 ao 1 do final para o início, palavra por palavra. Se você conseguir ler fonema por fonema melhor ainda.

No fim da leitura faça seu pedido retire as folhas lidas da bíblia e queime-as em uma das velas.

SIMBOLOGIA:
- A cor vermelha = fogo
- Areia = deserto
- O risco em forma de C = Significa o Crescente, a lua crescente
- A vela = elemento fogo
- O carvão = ação do fogo
- Meca = cidade sagrada dos mulçumanos
- Jerusalém = cidade sagrada dos cristãos
- Nº 18 = A lua; a Lua Crescente; No Alcorão A surata 18; Na bíblia o 18º versículo de Gênesis onde ocorre à separação da luz e das trevas; nas cartas de Tarô o 18 significa a dualidade entre o branco e preto, luz e trevas, direita e esquerda.
- Gênesis 1-6 = criação do mundo e homem
- Surata 18 = criação do mundo e homem
- Encosta a testa no chão = ato de invocar por submissão, solicitação

Complicações ao se invocar um Gênio:
Quem não tem experiência com bruxaria não deve fazer invocações:
1 - Um jovem americano de 14 anos ao fazer a invocação, seguindo a versão que utiliza o uso de vodka no ritual, foi encontrado no dia seguinte desacordado. Questionado sobre o que aconteceu, ele alegou não se lembrar de nada... O Psicólogo consultado mencionou a tendência ao alcoolismo do menino e a possibilidade do acontecido ter sido uma manifestação exteriorizada do desejo de ter seus pais unidos... uma semana antes os pais haviam manifestado a vontade de se separarem... Não sabemos se o menino realmente completou o ritual, contudo seu pai e sua mãe continuam casados, passaram a dar mais carinho e atenção ao rapaz.. pelo menos até este momento...

2 - Outro caso de conhecimento desta escola, foi o da jovem A. C., durante a pratica do ritual quando completava as 18 voltas, sentiu-se tonta e caiu sobre as velas, isto lhe valeu alguma queimaduras.

Atenção: Estas invocações foram retiradas do Grimore do Bruxo Negro e adaptadas às condições do Brasil. Foram aqui mencionadas apenas como caráter ilustrativo. Não aconselhamos a ninguém a fazer o ritual. Mesmo para os mais céticos, este ritual lida com elementos culturais fortes, podendo provocar distúrbios psíquicos ou repulsão das pessoas ao seu redor. O fato também de se utilizar fogo no ritual, merece cuidados redobrados afim de se evitar incêndios e queimaduras. O giz pode provocar alergia a algumas pessoas.

Anjos caídos

Nomes dos principais Anjos Caídos e suas atribuições:

A hierarquia do mal é dividida em Reinos, Principados, Domínios... seguindo o exemplo da cabala dos anjos. Há demônios patronos e governantes de países e regiões, do mesmo modo que há santos e anjos celestes patronos e padroeiros.

Os nomes e atribuições aqui relacionados estão baseados nas tradições cristãs, judaicas e mulçumanas, podendo variar de acordo com seitas e outros grupos de pesquisadores.

LÚCIFER:
O rei do inferno, ex-arcanjo de Deus, líder da rebelião dos anjos contra o domínio único de Deus. A palavra lúcifer significa; “luz”, “aquele que traz luz”, “aquele que traz o conhecimento”.
BELZEBU
Príncipe dos demônios e senhor das Moscas é um dos governantes do inferno, seu domínio é o orgulho. É considerado a encarnação do mal absoluto. Era um antigo deus do Mediterrâneo oriental.

LEVIATÃ
Príncipe dos demônios, seu domínio é a heresia.
Leviathan – Possui a forma feminina e habita nas profundezas do mar.

SAMYAZA - Líder do Pacto do monte Armon ou Monte Hermon
Possui sobre seu domínio mais de 200 sentinelas.
Ensinou todo o tipo sortilégios aos homens.

** Principados dos Guardiões que participaram do Pacto do monte Armon ou Monte Hermon
Regidos por SAMYAZA:
AKIBEEL - ensinou aos homens a simbologia dos sinas;
AMAZARAK - ensinou aos homens como fazer feitiços com raízes.
ANANEL
ARAZYAL.
ARMEN
ARMERS
- ensinou aos homens os segredos das porções mágicas.
ARSTIKAPHA
ARTQOPH
ASAEL
ASARADEL
- ensinou sobre o movimento da lua.
AZAZEL
AZKEEL
BARAKEL
BARAQEL
BARKAYAL
- ensinou astrologia aos homens.
BASASAEL
BATARYAL
BATRAAL
DANEL
DANIEAL
DANYAL
ERTAEL
HERMONI
KAEL
KAKABAEL
KOKABEL
MATAREL
RAMEL
RAMTEL
RAMUEL
RUMEL
RUMYEL
SAHRIEL
SAMSAVEEL
SAMSIEL
SARAKNYAL
SEMIHAZAH
SIMAPISEEL
STAWEL
TAMIEL
- ensinou astronomia aos homens.
TAREL
TUMAEL
TUMMIEL
TUREL
TURIEL
TURYAL
URAKABARAMEEL
YETAREL
YHADDIEL
YOMIEL
YOMYAEL
ZAVEBE
ZEQIEL


AZAZYEL – Anjo que ensinou aos homens como fazer espadas, facas e armaduras.
Após desafiar os Anjo Miguel e Gabriel, Azazyel foi amarrado e subjugado pelo Anjo Rafael com a permissão de Javé.

** Principado dos Anjos Líderes de falanges de mais de 100 sentinelas

YEKUN O Primeiro Anjo – Yekun significa Rebelde, ele foi o primeiro anjo a seduzir a desencaminhar os anjos. De enorme inteligência, ensinou aos homens a linguagem dos sinais, a ler e a escrever com tinta

KESABELO Segundo Anjo – Foi ele o primeiro a incentivar os anjos a terem relações sexuais com os seres humanos

GADRELO Terceiro Anjo - Ele ensinou os anjos sobre a morte e como usar uma espada para ferir outro Anjo.

PENEMUEO Quarto Anjo - Ensinou aos homens como mentir.

KASYADEO Quinto Anjo - ensinou aos homens sobre os espíritos.

** Anjos Líderes de falanges com menos de 50 sentinelas e Demônios de Grande Influência

ABRAMALECH - Demônio guardião e servo de Lúcifer.

ARIMÃ - Príncipe de uma legião de demônios, tradição persa.

ASMODEU - Demônio hebreu, seu domínio é a ira e a luxúria.

ASTAROTH - Ex-querubim celeste, sua função é a do controle do inferno.

BAALLBERITH - Demônio do assassinato e da blasfêmia, ex-líder dos querubins celeste, braço direito de Lúcifer.

BEHEMOTH – Habita no deserto

BELIAL - Demônio da loucura e arrogância. Um dos demônios do apocalipse.

BESTA DO APOCALIPSE - Demônio que terá seu reino no apocalipse, assim como Belial. Alguns acreditam que A Besta do Apocalipse e Belial irão se unir no fim dos tempos, formando assim um único ser. Possui a forma de um dragão.
(PARA SABER MAIS SOBRE DRAGÕES CLIQUE AQUI)

IBLIS - Senhor do inferno, tradição mulçumana.

NERGAL - Poderoso demônio sumeriano. Na tradição cristã assumiu o comando de policiamento.

PAZUZU - Rei dos Espíritos malignos, ele pode possuir o corpo de um ser humano, domínio: possessão.

DJINN - (JINN, DJINNs) Tipo de demônio, anjos caídos, gênios contrários, gênio. Tradição Islâmica.
Existem Dinjs do fogo, água, ar e terra. Seus domínios são; desejo e ambição.
(PARA SABER MAIS SOBRE OS DJINNs CLIQUE AQUI)

** DEMÔNIOS
Anjos caídos, também chamados de: INÍQUOS, ESPÍRITOS INÍQUOS, ANJOS DE LUZ
* Os demônios se organizam em bandos, legiões, falanges e principados.

** GÊNIOS CONTRÁRIOS
Tipos de demônios, anjos caídos, com domínios contrários aos dos anjos celestiais.

** Outros nomes (sinônimos) de LÚCIFER:
DIABO
SATÃ
SATANÁS
DEMO
CAPETA

** Alguns dos nomes de Lúcifer na tradição popular brasileira:
O BEIÇUDO
O PAI DA MENTIRA
O CÃO
O TRAIDOR

** OBSERVAÇÕES
Sobre o Nome
A maioria dos nomes dos Anjos referem-se ao principado ou hierarquia a qual participa. Para saber mesmo o nome de um demônio possessor; bastar perguntar-lhe por 7 vezes. Um demônio não pode recusar-se a dizer seu próprio nome. Ele pode sim, tentar esconder, fingir que não te ouviu, pode rir ou mudar de assunto... Por isso pergunte a ele - “Qual é o seu nome? Quem é você?”... por 7vezes. Na maioria das vezes ele irá responder antes da sétima interrogação... Se ele não responder, o que é raro, basta você próprio nomeá-lo. Dizendo: - “Você que se cala, você que não tem nome, agora tem: Você é ‘O Cão’, a cobra (ou serpente) que será esmagada. O espírito que será expurgado (purificado) ou expulso! “ Chame-o de “O Cão”, pois o cão é o obediente e ele vai ter que assumir esta obediência. Depois continue o exorcismo seguindo a tradição.

Sobre o uso da Espada
Em rituais de exorcismo, nunca se deve levantar uma espada (ou adaga) contra um Anjo Caído ou Demônio. Lembre-se que foram eles (AZAZYEL, GADREL) quem ensinaram aos homens como fazer e a usar uma espada.

Sobre a Morte
Anjos Caídos não podem ser mortos, eles são imortais. Eles só podem ser expulsos de acordo com rituais específicos. Somente Anjos celestes podem ferir ou aprisionar demônios. E só o fazem geralmente sobre o consentimento do Deus o Criador. Lembre-se, nem mesmo Jesus quando esteve na Terra, matou um demônio sequer. AZAZYEL Por mais atrocidades que cometera, quando sentenciado não foi condenado a morte e sim aprisionado pelo Anjo Celeste RAFAEL, por sugestão de MIGUEL e GABRIEL com a permissão de JAVÉ.